quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bandidas.com Com quantas roupas se faz um guarda-roupa?

Olá e Olá Bandidas

A fofa da Emma Watson (todas amamos) foi clicada pela quarta vez para a capa da Teen Vogue. A atriz vem "causando"  pela atuação no longa "The Bling Ring", sob a direção de Sophia Coppola e com estréia prevista para o mês de agosto nas telonas do Brasil.
Na entrevista concedida para a Vogue, a atriz me chamou a atenção pelo espanto com que descreve o closet da musa barraqueira Paris Hilton. Emma, que se diz pouco consumista, atentou para um fato que tem se tornado muito corriqueiro: armários empanturrados e com milhões de roupas ainda etiquetadas.
Sabemos que muitas pessoas (a maioria mulheres) sofrem com a fatura do cartão de crédito no final do mês.  Quem nunca sentiu na pele o drama vivido pela personagem ultra mega crazy e viciada em compras do filme Delírios de Consumo de Becky Bloom , que atire a primeira pedra preciosa. O título original, Confessions of a Shopaholic retrata um novo tipo da nossa sociedade: o viciado em compra.  Longe de parecer engraçado, o shopaholic é diariamente assolado pela compulsão de comprar itens variados e obviamente, desnecessários. A síndrome é encarada como uma doença e grupos de apoio a shopaholics se disseminam pelas cidades, além de tratamentos com profissionais especializados no assunto.
Frente a isso, me pergunto: com quantas roupas se faz um guarda-roupa?
Será que vestir-se bem é sinônimo de comprar muito?
Eu tenho grande admiração pela sofisticação e simplicidade das francesas e, lendo o livro A Parisiense de Ines de la Fressange, me identifiquei, já que ela mesma defende um closet clean, com o essencial, ou seja, aquilo que você realmente  usa no dia a dia. Segundo ela : "Quem nunca se sentiu tentada por um vestido todo de paetês ou uma anágua com mil babados? Não é fácil resistir ao canto da sereia da moda. No entanto, toda parisiense aprende uma lição: se você não se deixar inebriar pela abundância de opções, irá manter seu armário livre das peças que jamais usará".  (La Fressange , p. 16, 2011)
Tudo bem, não vou ser hipócrita a ponto de negar os olhinhos brilhantes quando assisto O Diabo Veste Prada.
Entretanto, um closet muito abarrotado pode ser prejudicial. Você acaba se perdendo no meio de tantas referências e modismos comprados por puro impulso.
Compre com moderação e não tenha medo de se livrar do excesso. Excesso que ainda pode se reverter em uma ação altruísta já que o seu velho ou não usado pode cair como uma luva para pessoas que estão precisando!
Beijokas





Nenhum comentário:

Postar um comentário